Autor presente é um projeto do Instituto Estadual do Livro, órgão da Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul, em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, da Secretaria de Estado da Educação e caracteriza-se por aproximar escritores e alunos da rede pública estadual de ensino através de encontros realizados nas instituições escolares. Através deste projeto a Secretaria Municipal de Educação e a Biblioteca Pública Érico Veríssimo trouxeram para um encontro com nossa comunidade escolar o escritor Mario Pirata que trabalhou com as seguintes obras: Festaria, Instante estante, As ala de aula da poesia, Bicho-poesia, Os dois amigos, Um, dois, bolinho de arroz e A volta do Bicho-Poesia. A proposta da Biblioteca Pública foi a de aproximar o público do escritor, de maneira a estimular cada vez mais o interesse pela leitura.

A programação contemplou três momentos: no início da manhã, em um espaço cedido pelo Salão Paroquial da comunidade, o escritor trabalhou uma roda de poesia para as crianças e professores das escolas Municipais. No final da manhã, ele visitou a E. E. E.B. José Plácido de Castro para conversar com estudantes e professores. E na parte da tarde fez uma roda de poesia com crianças, professores e funcionários da E.M.E.I. Amiguinhos da Natureza. O autor foi bastante solícito, atencioso e carismático. Envolveu os presentes tornou o encontro um momento de aprendizagem e ludicidade.

Data de publicação: 30/05/2013