Mesa farta, vinho à vontade, muita alegria e descontração, assim foi a noite do filó, realizada no dia 17 de maio, no salão paroquial da sede. Um grande público participou do filó, evento que encerrou os festejos dos 25 anos do município. Nesta noite, o foco principal foi homenagear os antepassados através da decoração, da gastronomia e das apresentações artísticas realizadas pelos alunos das redes municipal e estadual de ensino.

Mas o grande momento foi o show com a cantora italiana Ines Rizzardo, que agradou o público fazendo-o cantar junto as músicas tradicionais da cultura trazida pelos imigrantes lá da longínqua Itália. O filó é um encontro festivo inserido na cultura italiana, em que antigamente as pessoas se visitavam, juntando-se num grande grupo de vizinhos, levando consigo alguns comes, como batata, pinhão, amendoim, rapadura, cuca entre outras guloseimas e passavam horas e horas contando causo e lembrando dos avós. Hoje, com a correria do dia a dia, este hábito foi deixado de lado, e por isso que as administrações realizam no decorrer da semana da imigração italiana este evento, para recordar.

A comissão organizadora do filó que foi a Administração Municipal, através das secretarias da Educação e Cultura e Assistência Social,
juntamente com o STR e Emater-Ascar/RS, agradecem a todos que indistintamente se empenharam para o sucesso do evento, as pessoas
que trabalharam, que preparam os alimentos, as escolas que abrilhantaram a noite, e principalmente as pessoas da comunidade que participaram levando um prato típico para a partilha, pois o filó é isto: partilha, amizade e alegria.

Data de publicação: 20/05/2013