O Projeto do Departamento do Meio Ambiente de Relvado que trata da separação adequada do lixo seco e molhado (orgânico) foi retomado nas escolas municipais.

No segundo semestre do ano passado o projeto foi apresentado aos professores e neste ano, pais e alunos também puderam conhecer.
Aproveitando a oportunidade da 1ª reunião de pais nas escolas para abrir o ano letivo de 2012 a Secretária da Educação Janete dos Santos Canesso convidou a coordenadora do Projeto “SeParar” Josiane Carboni para orientar pais e alunos quanto ao destino dado ao lixo gerado no município e a importância de separar o lixo em casa. Nesta oportunidade, pais e alunos compreenderam a importância e separar o lixo seco para o recolhimento da prefeitura (que depois é encaminhado à reciclagem) e entenderam porque materiais como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus e embalagens de medicamentos e agrotóxico não podem ir para o Aterro Sanitário Municipal.

E o que fazer com o lixo orgânico? Composteira. Restos de comida, cascas de frutas, erva-mate, depois de decompostos podem ser usados como adubo orgânico na horta. O projeto continuará ao longo do ano nas escolas com diversas atividades educativas sobre o tema procurando sempre melhorar a qualidade de vida da população através da educação ambiental, pois atitudes simples fazem a diferença e a melhor legislação ambiental é a Educação!

FONTE: Folha Revaldense

Data de publicação: 30/03/2012