SAERS é o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas. Participam desta avaliação as escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independente do número de alunos. As redes municipais e particulares podem participar se as mantenedoras aderirem ao SAERS. São avaliadas as turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental de oito anos letivos ou do 3º e 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos e as turmas do 1º ano do Ensino Médio.

A avaliação é em Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos. O resultado classifica em abaixo do básico, básico, adequado e avançado.

O município de Relvado aderiu ao SAERS para fazer uma avaliação das escolas da Rede Municipal. Todas as escolas da Rede Municipal realizaram a prova A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, de Linha Capoeirinhas, teve destaque nesta avaliação, ficando com 25% dos alunos no nível básico e 75% no nível desejado em Língua Portuguesa. Em Matemática o resultado foi ainda melhor: 75% dos alunos ficaram no nível adequado e 25% no nível avançado. Há ainda uma longa caminhada a ser percorrida no que tange a nossa educação, mas já estamos colhendo o fruto do trabalho sério e responsável que sempre foi realizado nas escolas do nosso município, seja na rede estadual, seja na rede municipal.

O resultado da avaliação de todo o Rio Grande do Sul pode ser conferido no site www.saers.caed.ufjf.br

FONTE: Folha Revaldense

Data de publicação: 30/03/2012