A Secretaria Municipal da Saúde, através da iniciativa da enfermeira Belquise Calvi Gusi no que diz respeito a formação de um grupo de gestantes munícipes interessadas em participar dos encontros quinzenais com o objetivo oportunizar momentos de informação, aprendizado, novos conhecimentos e descobertas para essa nova fase humana SER MÃE.

Os grupos de encontro realizaram-se na sala de reuniões do posto de saúde envolvendo diferentes temas em debate.

Os profissionais envolvidos buscaram contemplar as perspectivas do referido projeto, para tanto, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social com a participação da assistente social Giseli Valerio, a qual através de conversa com as gestantes buscou orientar sobre os direitos e deveres das futuras mães e de seus filhos, na ocasião foram sanadas as dúvidas e prestado orientação no que diz respeito a formação da cidadania.

O grupo contou sempre com a presença das agentes de saúde bem como a enfermeira Belquise procurou preparar as futuras mães para a chegada de seus bebês, nesse processo, há significativas mudanças hormonais, fisiológicas e psicológicas sendo estas acompanhadas, dentre os temas debatidos estão: amamentação, tipos de parto, sinais e sintomas da gestação, cuidados com o recém nascido, primeiro banho com aula prática, e demais dúvidas acerca do tema Processo Gestacional.

No mês de dezembro chegou ao fim o primeiro ciclo do grupo de gestantes, com a promessa de retorno de todas as participantes com seus bebês no mês de maio, sendo que vale destacar que no mês de março iniciaremos um novo grupo de orientação e apoio as gestantes convidando a todas as interessadas.

A última confraternização foi repleta de aperitivos doces e salgados, onde as gestantes foram homenageadas com um kit de presentes ofertados em conjunto com a Secretaria Municipal Saúde e Assistência Social.

A partir de março convidamos a todas as gestantes interessadas em participar dos grupos para realizar sua inscrição junto a Secretaria Municipal de Saúde com enfermeira Belquise e/ou com agente de saúde responsável pela sua micro-área.

Data de publicação: 27/12/2011