Transformar o dia 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi decisão da Assembléia Mundial de Saúde em outubro de 1987, com apoio da ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreesão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids.

A luta contra Aids tem como símbolo o laço vermelho por causa da ligação ao sangue e à ideia de paixão, comprometimento nesta causa.

O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico.

Para contribuir com essa luta a ESF (Estratégia de saúde da Família) de Relvado, reuniu os alunos da Escola Plácido de castro para juntos colocar o laço vermelho enfrente ao centro administrativo, na tarde do dia primeiro de dezembro, após os alunos foram convidados a debater sobre o tema com a enfermeria Belquise C. Gusi em sala de aula. Na mesma noite a palestra foi estendida aos alunos do ensino médio e comunidade.

Data de publicação: 02/12/2011