Esta frase fará parte do nosso dia-a-dia, pois é o slogan do Projeto de Educação de Trânsito elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Relvado.

O projeto foi iniciado no dia 16 de setembro com os alunos da Rede Municipal de Ensino, mas terá sua continuidade durante o mês de setembro, com alunos, pais e toda a comunidade relvadense.

Com o principal objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da participação responsável de todos os cidadãos na construção de um trânsito seguro, a Secretaria de Educação de Relvado se propôs a iniciar um trabalho de conscientização com toda a população relvadense. Com o apoio da Brigada Militar, durante o mês de setembro serão realizadas palestras e atividades que buscam informar e conscientizar as pessoas da sua responsabilidade em relação ao trânsito.

Para a secretária de Educação e Cultura Janete dos Santos Canesso, “o trânsito é um assunto que precisamos sempre falar. Diariamente assistimos notícias horríveis envolvendo acidentes de trânsito. É importante começarmos desde cedo conscientizar nossas crianças que um trânsito seguro depende de todos nós, assim a probabilidade de termos um transito mais seguro no futuro é muito maior. É claro que em Relvado não temos sérios problemas nessa área, mas não vivemos somente aqui. Freqüentemente vamos para grandes centros ou para qualquer outro município maior que Relvado, onde o transito é mais intenso. É importante estarmos orientados para transitar seguramente nele, seja como motorista, como caroneiro ou como pedestre. Por isso o nome do projeto “Trânsito: eu conheço, eu respeito!”, pois nossa intenção é conversar, esclarecer dúvidas, mostrar as possibilidades, as tristes conseqüências de um trânsito irresponsável. Se as pessoas conversarem sobre o assunto, perceberão o quanto é importante as nossas atitudes no dia a dia. Assim, desde de cedo, o cidadão passa a ter consciência da sua responsabilidade como pedestre e como motorista. Numa parceria com a Brigada Militar, faremos um trabalho de conscientização e esclarecimentos com toda a comunidade relvadense e, nas escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio.”

O Projeto também contribui para a integração do órgão municipal de trânsito ao nacional – CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), exigência da Lei 9.503/97.

Data de publicação: 27/09/2011