Aos 23 anos, Relvado ainda não tinha uma marca que o propagasse em âmbito estadual e nacional. Hoje, após a realização da bela festa ocorrida entre os dias 13 a 15 de maio, o churrasco passa a ser esta marca. Nada mais justo, pois além de saber atender bem os visitantes oferecendo este saboroso prato gaúcho, centenas e centenas de filhos relvadenses estão espalhados pelo país e no exterior, trabalhando nas principais churrascarias e restaurantes, sendo proprietários ou funcionários.
Na abertura oficial do evento, ocorrido com a presença de diversas autoridades a nível regional e estadual, foi realizada uma bela encenação que mostrou a realidade das famílias que viram seus filhos partindo em busca de oportunidades de crescimento e os viram retornando, cheios de saudade e alegria por sua terra natal. No decorrer destes três dias, mais de duas toneladas de carnes foram assadas nas três modalidades de churrasqueiras montadas ao estilo antigo e mais de 25 mil pessoas passaram por Relvado, entre os shows, os eventos, o encontro dos filhos de Relvado e para saborear o principal prato oferecido: o churrasco.
Tanto o prefeito Jatir Radaelli quanto o presidente da comissão organizadora, Zilmar Moresco, agradeceram o empenho de todas as pessoas que trabalharam em prol deste grande evento, com dedicação e afinco. Ambos ao analisarem o evento se dizem satisfeitos com a grandeza do mesmo, e ressaltam que pequenas falhas aconteceram, mas que numa próxima edição, daqui há dois anos, elas serão corrigidas. Jatir salienta que o evento deva continuar e que ele será parceiro na organização.

Data de publicação: 08/06/2011