Exatamente ao meio-dia deste sábado, dia 16, foi lançado o 1° Festival de Churrasco de Relvado, que ocorre nos dias 13, 14 e 15 de maio.

Tendo como local o CTG Porteira da Amizade, o evento, que tem como tema o prato típico dos gaúchos, teve como peça fundamental, justamente o churrasco.

Com a presença de parte da comunidade relvadense, do grupo de danças do CTG Porteira da Amizade e de autoridades municipais, a solenidade iniciou com a palavra do coordenador do evento, Jair Stefanello, que destacou a importância do mesmo e agradeceu a todos os presentes.

Após, o presidente do festival, Zilmar Moresco, também agradeceu as pessoas envolvidas na preparação do evento. Além disso, inalteceu os churrasqueiros de Relvado que estão em outros locais do Brasil e até mesmo do mundo, levando para todos os cantos esse prato típico e saboroso do Rio Grande do Sul.

Moresco salientou ainda, que o evento será na Praça da Harmonia e terá uma grande estrutura para acolher o público.

O presidente do Legislativo, Odi Paulo Lorenzini também expressou-se, afirmando que a Câmara de Vereadores é parceira de um festival tão importante como este.

Para finalizar, o prefeito de Relvado, Jatir José Radaelli, agradeceu ao engajamento da comissão que vem organizando a festa e ressaltou a importância da participação, principalmente, da comunidade.

Em relação aos churrasqueiros, filhos de Relvado, Radaelli destacou a época em que os mesmo saíram do município e foram difundir a tradição gaúcha em outras cidades, estados e países. “Vamos resgatar a história, evolução e a tradição do churrasco. Serão três dias de um encontro regional de muita alegria e confraternização”, afirma.

Após a cerimônia, os presentes puderam degustar um delicioso almoço composto por churrasco feito à moda antiga, acompanhado de saladas, cuca e pão.

O ambiente estava decorado com o toque dos artesanatos feitos pelo Grupo da Terceira Idade de Relvado.

Confira a programação do festival, que ocorre entre os dias 13 e 15 de maio:

Dia 13 – sexta-feira

9h – Palestra: Painel: Aplicação da Portaria 51

Facilitador: Clovis Marcelo Roesler – Administração de Empresas e Presidente da APIL (Presidente da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul)

13h30min – Desenvolvimento Regional e a Compatibilização com a Questão Ambiental

Facilitador: Engenheiro Agrônomo e Mestre em Desenvolvimento Regional Julio Cesar Farias Medeiros

17h – Reunião dos prefeitos do G10

Encontro Primeiras Damas e Soberanas – G10

19h – Abertura Oficial do Festival do Churrasco

20h – Jantar Oficial no Salão Paroquial

Show com Emerson e Airton

Show com Balanço do Tchê

23h – Baile do Churrasqueiro com Tchê Barbaridade e Balanço do Tchê (Clube Relvado)

Dia 14 – Sábado

9h – Final do Campeonato Canastra e Biscae entrega da premiação;

9h – Encontro dos Vereadores da AMVAT

10h30min – Inauguração do asfalto

11h – Lançamento do livro sobre o churrasco: Relvado – Este Sabor o Brasil Conhece

Premiação da Melhor Poesia, Melhor Desenho