Local:

RELVADO
RELVADO
Relvado/RS

Início:

11/02/2024

                                   INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DOM GENTIL DELAZARI

A data de 11 de fevereiro de 2024, feriado municipal em honra a Nsa. Sra. de Lourdes,  foi marcada pela emoção da entrega do memorial e escultura de Dom Gentil Delazeri à comunidade relvadense.
O ato inaugural contou com a presença do Prefeiro Carlos Luís Fraporti e esposa Ediane da Costa Fraporti, Vice prefeito Adalberto Dalla Vecchia, Presidente da Câmara de vereadores Ivanete Siqueira, representando os demais vereadores, Bispos Dom Aloisio Alberto Dilli, Dom Canisio Klaus e Dom Paulo de Conto, o Pároco relvadense Pe. Nelson Beuren, Padres Alberto Treméa, Neocir Marchetti, José Grilli e Darci, Irmã Inês Pretto, representando a congregação Divina Providência, Presidente da Associação Caminhos da Fé Odete Araldi, Presidente da Paróquia Santo Antônio Alexandre Perin, Idealizador da obra e sobrinho de Don Gentil, Jatir Delazeri, arquiteta Simone Carniel, Engenheiro Luiz Henrique Conzatti, Presidente da Associação do Cristo Protetor Robson Conzatti e Soberanas do município, Rainha Natália Borsatto e Princesa Milena Sartori, familiares, comunidade e visitantes que honraram o evento com suas presenças.
Estiveram presentes também, as irmãs de Dom Gentil, Clementina e Inês Delazari, representando a família de Dom Gentil, que receberam do Sobrinho Jatir a árvore genealógica dos ancestrais da família, responsáveis pela existência deste momento e por todo legado transmitido através das gerações, que ficará com a irmã mais velha e posteriormente repassada aos familiares.
Em agradecimento, foi entregue ao idealizador uma placa com a seguinte mensagem :Estimado Sr. JATIR DELAZERI e FAMÍLIA.
A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL de RELVADO/RS, PARÓQUIA SANTO ANTONIO e ASSOCIAÇÃO CAMINHO DA FÉ, representando a comunidade relvadense, expressam sua GRATIDÃO, proporcionando homenagem ao ilustre filho DOM GENTIL DELAZARI, com a construção da obra do memorial, escultura e jazigo dos ancestrais do homenageado, com recursos exclusivos de doação de sua família. Estas obras eternizam as ações e os vínculos familiares, religiosos e comunitários vivenciados por Dom Gentil, ao longo de sua trajetória de vida, deixando um legado de “AMOR, FÉ e DOAÇÃO”, materializando o elo de Dom Gentil com sua terra natal, em especial entre tio e sobrinho, que cresceram e conviveram muito próximos ao longo da vida, compartilhando momentos especiais em família. Somos gratos pela confiança e desafio de concretizar seu sonho, eternizando memórias, ensinamentos e legado de Dom Gentil, seguindo seu lema de “PREPARAR OS CAMINHOS DO SENHOR”. Pessoas abençoadas transformam seus sonhos em realidade e com estas obras, nosso Município se insere ao turismo religioso da Região que vem se destacando com a construção do CRISTO PROTETOR, iniciando nossa Rota Turística “CAMINHO DA FÉ E DEVOÇÃO”, também denominada “STRADA DE LA DEVOZIONE”, na tradução para o Vêneto, proporcionando espaços que criam memórias, proporcionam contemplação, caminhada, fé e devoção que levam até a GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES, passando pelo percurso da estrada que atualmente denomina-se rua Dom Gentil Delazari, a qual, por muitos anos tio e sobrinho percorreram. A denominação da rua , foi luz para a concretização deste sonho .
“Os grandes homens deixam mais que simples lembranças, deixam legado a ser seguido pelas gerações futuras!”.
MUITO OBRIGADO, por ser este grande incentivador e apoiador do TURISMO RELIGIOSO do MUNICÍPIO e REGIÃO, da CULTURA do nosso ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

                                                           DOM GENTIL DELAZARI

Nasceu no dia 09 de setembro de 1940 na Linha Três Reis, interior do então Distrito de Relvado, Município de Encantado/RS, filho de João Antônio Delazari e Maria Berti Delazari. Irmãos: Benjamim, Luiz, Fidelis, Egídio, Clementina, Iria, Gema e Inês Delazari. Aos 14 anos ingressou no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Meio/RS, posteriormente foi para o Seminário Nossa Senhora da Conceição em Gravataí/RS, concluindo seus estudos em Filosofia e Teologia no Seminário Maior em Viamão/RS. Ordenou-se Padre no dia 13 de julho de 1968, na Igreja Matriz Santo Antônio de Relvado/RS, sendo nomeado para atuar no Seminário de Arroio do Meio/RS e posteriormente Professor na Faculdade de Pedagogia em Viamão/RS. Especializou-se em Antropologia Filosófica na Pontifícia Universidade Católica (PUC), atuando como professor de Cultura Religiosa na PUC.
Em 1981 foi nomeado Reitor e professor do Seminário São João Batista em Linha Santa Cruz. Trabalhou na Catedral de Santa Cruz do Sul/RS como Vigário Paroquial e professor de Cultura Religiosa na Faculdade de Santa Cruz do Sul/RS sendo nomeado no ano de 1986 pároco da Paróquia Santo Inácio de Lajeado/RS.
Em 1987 foi Designado pelo Bispo Dom Sinésio a reabrir o Seminário de Arroio do Meio/RS. Trabalhou com o Propedêutico, Centro Vocacional, Professor no Colégio São Miguel e Vigário Paroquial.
No ano de 1992 Assumiu como Vigário Geral e Procurador da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul/RS me trabalhou na orientação de retiros espirituais.
Em 27 de março de 1994, na Igreja Matriz Santo Inácio de Lajeado/RS, tornou-se Bispo. No mesmo ano tomou posse como bispo coadjuvante na Diocese Sagrado Coração de Jesus, em Sinop/MT tendo como lema: PREPARAR OS CAMINHOS DO SENHOR!.
Em 1995 Assumiu a Diocese de Sinop/MT como bispo titular, permanecendo até 2016. Foi o Segundo bispo desde a fundação da Diocese de Sinop/MT. Semanalmente viajava centenas e centenas de quilômetros, em caminho de chão batido para levar a mensagem do Senhor às paróquias e tribos indígenas espalhadas pelo meio da mata.
Dom Gentil foi um dos pioneiros da Diocese de Sinop semanalmente viajava centenas e centenas de quilômetros de caminhos de chão batido levando a mensagem do Senhor as Paróquias e Tribos indígenas espalhadas pela mata. Era uma pessoa que transmitia energia positiva, sua vida religiosa, propagou seu lema preparando os caminhos do Senhor, através da evangelização. Foi atuante na vida Religiosa.
Durante o período que esteve a frente da Diocese da cidade SINOP/MT, acompanhou o início e conclusão da construção da Catedral, Sagrado Coração de Jesus de Sinop/MT, cidade que foi fundada em 1974. A conclusão da obra da Catedral tornou-se um belo monumento religioso que se destaca pela sua beleza e materialidade interna e externa, tornando-se um cartão postal da cidade.
Em 31 de outubro de 2022, Dom Gentil faleceu com 81 anos de idade. Foi sepultado dentro da Catedral de Sinop, ao lado da entrada principal. Ele foi o segundo Bispo desde a formação da Diocese de Sinop. Dom Gentil como ser humano deixou um grande legado de ensinamentos, religiosidade e humanidade. Um ser de luz que permanecerá iluminando a todos.
Dom Gentil foi um grande mestre propagador da fé e conhecimento, com visão de desenvolvimento da sociedade, defensor da natureza, incentivando o plantio de arvores para que produzissem sombra e frutos. 

                                                       MEMORIAL DOM GENTIL DELAZARI

A obra do MEMORIAL DOM GENTIL DELAZARI consiste em um espaço religioso com exposição permanente sobre o legado de “AMOR, FÉ e DOAÇÃO”, reunindo escultura, acervo de peças e fotografias, que eternizam as ações e os vínculos familiares, religiosos e comunitários vivenciados por este ilustre filho Relvadense ao longo de sua trajetória de vida, na qual sempre manteve os laços com a terra natal. O conceito arquitetônico é de uma arquitetura contemporânea, acessível, integrada ao lugar, com incidência de luz natural, simbolizando a “LUZ CRISTÔ e a “LUZ de DOM GENTIL”.
O MEMORIAL e IGREJA MATRIZ SANTO ANTÔNIO, integram e são o início da Rota Turística “CAMINHO DA FÉ E DEVOÇÃO”, também denominada “STRADA DE LA DEVOZIONE”, na tradução para o Vêneto, que será composta por capiteis com imagens dos Santos Padroeiros das comunidades, a qual compreende espaço de caminhada, contemplação e de religiosidade que leva até a GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES, passando pela antiga estrada atualmente denominada Rua Dom Gentil Delazari, inserindo o município de Relvado no turismo religioso que a Região vivencia, decorrente da construção do CRISTO PROTETOR.
Esta obra representa uma das muitas árvores que Dom Gentil incentivou a plantar, materializando seu lema de preparar os caminhos às futuras gerações, fortalecendo a fé e incentivando o desenvolvimento do turismo religioso, em sua terra natal, nascendo aqui um novo segmento econômico .
O Projeto foi elaborado pela profissional de vínculo familiar com o homenageado, arquiteta SIMONE CARNIEL, e executado pela ASSOCIAÇÃO CAMINHO DA FÉ, com apoio da PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO representada pelo pároco NELSON BEUREN, MITRA DIOCESANA DE SANTA CRUZ DO SUL através do Bispo DOM ALOISIO ALBERTO DILLI e PREFEITURA MUNICIPAL DE RELVADO (Gestão 2021/2024).
O acervo disposto para visitação foi doado pela DIOCESE DE SINOP/MT através do Bispo DOM CANISIO KLAUS, local de sua atuação religiosa nos últimos 20 anos.
O resgate histórico da vida familiar e religiosa foi realizado pelo sobrinho JATIR DELAZERI.
A escultura em concreto da altura de Dom Gentil, foi construída pelo escultor encantadense OLIR DUTRA.
A OBRA DO MEMORIAL e ESCULTURA, o JAZIGO DOS ANCESTRAIS construído no Cemitério Católico desta cidade foram construídos com recursos financeiros de doação da família do relvadense, sobrinho do homenageado, SR. JATIR, ESPOSA IRENE E FILHA STEPHANIE DELAZERI, RESIDENTES EM LOS ANGELES, estado da CALIFÓRNIA/USA.

A COMUNIDADE RELVADENSE ORGULHA-SE E EXPRESSA SUA GRATIDÃO POR CRIAR E ETERNIZAR MEMÓRIAS E PROPORCIONAR ESTA HOMENAGEM A DOM GENTIL DELAZARI.

Acompanhe esse dia pelo link: https://www.facebook.com/share/v/X5ve8tcdqmPEay7V/?mibextid=oFDknk


Realização: Gabinete do Prefeito

Compartilhe!